quarta-feira, fevereiro 21, 2007

Oh happy day!

Hoje visitei igrejas.
Igrejas da nossa Lisboa, nas quais nunca tinha sequer pensado entrar. Mais rapidamente me lembro de igrejas de outras cidades ou países do que das igrejas de Lisboa.
E, sim, mais uma vez falo de religião aqui, desta vez devido às igrejas que visitei.
Na minha caminhada pelo Chiado, esta tarde, dei por mim a reparar numa que, incrivelmente, nunca me interessou particularmente...talvez porque, normalmente, quando passo por ali é com a intenção de chegar aos bares do Bairro Alto...
Mas desta vez parei e entrei. Igreja italiana do Loreto. A miséria estampada, à porta, através de um homem quase sem perna, de tamanha infecção, a pedir esmola...
Entrei e estava a decorrer uma missa. Há anos que não assistia a uma missa...
Foi interessante ver a devoção das pessoas, os pequenos rituais de demonstração de respeito e fervor, que perduram através dos tempos, como o sinal da cruz, antes de abandonar a igreja. E, por vezes, até se ajoelham...
Gente maioritariamente acima dos cinquenta anos mas também grande parte de jovens, sobretudo mulheres. E não, não era uma missa de sétimo dia...era mesmo uma missa normal...
Já estava quase no fim e assisti curiosa a tudo aquilo que já não via há tanto tempo. Terminou e optei por admirar a estrutura e pinturas da igreja...Não passava de uma igreja a cair de velha, com pinturas pobres e, claramente, com necessidade de obras de recuperação...
Saí e decidi entrar na que se situa mesmo em frente, no outro lado da estrada: Igreja da Nossa Senhora da Encarnação. Mais uma vez, a pobreza: uma mulher disse-me "Ajude-me senhora, que Deus ajuda a quem ajuda os outros"...
Bem, desta vez, gostei mais do que vi lá dentro: um interior parcialmente rico, a puxar para o Barroco( mas como não percebo nada de arte prefiro não dizer mais...) e imagens mais apelativas, devido ao seu estado de conservação.
Confesso que, nas duas igrejas me fez bastante impressão a quantidade excessiva (que sabia que existia) de apelos a doações e venda de velas e tudo e mais alguma coisa. "Quer um postal? 0,50 euros"," velinha-0,40 euros"...
Um pouco mais abaixo situa-se a Basílica da Nossa Senhora dos Mártires. Diferente, sem dúvida. Mais cuidada e silenciosa. Com menos gente também. Mas, como estava a começar outra missa, optei por sair...aquilo era missa a mais para um dia só!!!

Esta visita deixou-me ainda mais interessada pelas religiões do Homem, pelas suas crenças intemporais. E pela irrefutabilidade dos credos, para quem acredita.
Sinto-me cada vez mais próxima de mim mesma e certa de que este é um assunto que me interessa realmente.
Acabei a minha tour mais "espiritual" do que comecei (apesar de ter acontecido por acaso) e considero este dia muito importante, por esse motivo e por outra história que aconteceu a seguir mas que fica para contar noutra altura...
Entretanto, aqui fica um vídeo que vem mesmo a propósito das duas situações, porque coincide exactamente com o meu estado de espírito neste momento, depois deste dia diferente... mato dois coelhos de uma cajadada!(No fundo não mato animal nenhum, coitaditos dos coelhos! Não venha a P.E.T.A. chatear-me por esta expressão!!! Eheh! Ai a Língua Portuguesa é difícil de explicar a estrangeiros...)
Anyway, enjoy! (Digam lá se não adoraram a energia deste filme? Eu já estou aqui a dançar...)
Ah! E achei imensa piada aos caracteres chineses...

3 comentários:

Anónimo disse...

"mato dois coelhos de uma cajadada!"

Ai o caneco, menina.

Marlene disse...

peta> És demais...lol

lunar disse...

De vez em quando tb. gosto de entrar nas igrejas e fazer exactamente como tu.